segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Encontro Nº 01 - Sou Sofia

Hoje é 15 de setembro de 2014. É um dia importante porque meu blog vai nascer. E é um dia especial porque é aniversário da minha mãe Susana. 
Parabéns, mãe. Você é legal.
Este blog é dedicado a você.
- Acesse o vídeo também pelo Youtube: 
https://www.youtube.com/watch?v=TFuODbxRPI0 










Sofia: Oi meu nome é Sofia e esse é meu blog, meu blog de Sofia. É meu blog porque está falando sobre Síndrome de Down. Não é?
Beatriz: Falando sobre Síndrome de Down ou você?
S: Sobre mim e sobre Down também.
B: E o que você quer falar aqui?
S: Eu queria falar que eu gosto de mim mesma e eu gosto de ser Down porque eu gosto de mim porque eu sou muito legal, simpática e todo mundo gosta de mim. Como eu sou.
B: Todo mundo quem?
S: Ah! Os meus amigos, a minha família, você e o meu irmão.
B: E fala uma coisa sobre você, o que você gosta muito de fazer.
S: Gosto de namorar, de estudar e...
B: Você gosta de estudar?!
S: Gosto!
B: E você estuda bastante?
S: Não muito, mas eu estudo às vezes no meu quarto.
B: Você tem mais dificuldade de fazer as coisas?
S: Tenho mais dificuldade para ler e para escrever.
B: Mas você consegue fazer isso mesmo assim?
S: Sim.
B: Tem que treinar bastante, não é?
S: É, bastante.
B: Mas você consegue.
S: Han?
B: Mas você consegue.
S: Eu consigo.
B: E você acha que ser diferente é uma coisa ruim?
S: Um pouco,,, Eu não gosto muito que alguém ache que eu sou diferente.
B: Mas você acha que ser diferente é normal?
S: Ser diferente é normal, mas a pessoa com Síndrome de Down não acha isso.
B: E você, o que é que você acha de ter Síndrome de Down?
S: Eu acho que Síndrome de Down é diferente dos outros e eu tenho medo que as pessoas achem que sou diferente. E eu não gosto disso.
B: Mas você gosta de ser você?
S: Gosto.

(1 semana depois...)

Ana: Oi Sofia, você mudou o visual?
S: Oi, mudei.
A: É?
S: É.
A: O que você fez?
S: Ontem eu trabalhei em uma feira de beleza e eu fiz esse cabelo,
A: Que cor é?
S: É vermelho e roxo.
A: Quem fez?
S: Foi um cabeleireiro que eu gosto muito dele.
A: Como ele chama?
S: Eu esqueci o nome dele... Eu esqueci!
A: E você foi trabalhar nessa feira?
S: Fui, ontem, sábado e domingo. Foi três dias.
A: É? De manhã até à noite?
S: À tarde... É,,, De manhã até às seis horas da noite... Às seis da tarde.
A: Você vai começar a trabalhar de auxiliar de cabeleireiro.
S: Isso.
A: E quando?
S: Na quinta-feira agora de segunda a sábado.
A: E é o dia inteiro?
S: Não. É à tarde.
A: E de manhã?
S: De manhã eu vou para a escola.
A: E no próximo encontro você conta para a gente como foi o trabalho?
S: Sim! No próximo encontro eu falo sobre o meu trabalho e minha vida.
A: Está bom.
S: Beijo e até o próximo! Beijo!

16 comentários:

  1. Oi Sofia, mais um passo, mais um desejo teu realizado. Parabéns. Sucesso com o blog e seja muito feliz! Bjs Papai.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sossô!! Parabéns pelo seu blog!!! Desejo sucesso!
    Adorei o seu vídeo!
    Tambem te acho muito linda!

    bjs Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada simone
      O proximo video vai ser sobre os chefs especiais
      beijo

      Excluir
  3. Muito bem, Sofia, parabéns. Vida longa ao seu blog. Curti. Mostre para o mundo que ser diferente é normal.

    ResponderExcluir
  4. Sofia, parabéns pelo seu Blog!!! Com certeza vou acompanhar e ajudar na divulgação. Saiba que sempre acompanhamos os seus trabalhos pelo Facebook e lhe admiramos muito. Boa sorte, tomara que vc tenha muiiiiiiiiiiiiitossssss seguidores, todos precisam saber dos seus esforços e conquistas!! bjs de todos Elcio (pai do Guto do Friburgo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Elcio
      adoro o meu blog
      quero fazer muitos videos
      beijos

      Excluir
  5. Parabéns Sofia!! Sua mãe me convidou para o blog e achei muito lindo e ótima sua iniciativa! Continue sempre postando que sempre irei acompanhar! bj

    ResponderExcluir
  6. Sofia,
    Certamente será um sucesso, como tudo que se propõe a fazer.
    Tenho orgulho de ser sua " prima" ou "tia" , como queira ! Kkk
    Esta é uma excelente oportunidade para mostrar ao mundo seu potencial, suas habilidades assim como as dificuldades de transpor as barreiras muitas vezes por preconceitos .
    Que este espaço seja um instrumento para todos que lutam como você, uma pessoa incrivel e mais forte do que muitos julgam.
    Um abraço carinhoso e beijo no coração.��
    Celia Ingarano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada celia
      adoro voce e meu blog
      eu fiz um novo video
      beijos

      Excluir
  7. Sofia, adorei seu blog!!!!! Adorei tambem te ver tão bonita e conhece la melhor. Vou aguardar ansiosamente sua próxima publicação. Mil beijocas

    ResponderExcluir
  8. Sofia, todas as pessoas são diferentes umas das outras, e todas as pessoas têm suas dificuldades. O que destaca voce dos outros é a forma como voce lida com isso, e seu empenho e coragem fazem de voce uma vencedora. Parabéns pelo blog, pelo emprego e por ser como voce é. Bjão

    ResponderExcluir